Quinta-feira, 26 de Abril de 2007

A Língua Gestual Portuguesa...

O que é a Língua gestual portuguesa?

 

A Língua gestual portuguesa (LGP) é a língua utilizada pelos surdos portugueses, e é uma língua visual que se baseia nos movimentos, configuração e orientação das mãos e na expressão facial das pessoas que comunicam em LGP. A utilização das duas línguas (a oral e a gestual) ao mesmo tempo é impossível, porque elas têm gramáticas diferentes entre si.

 

Língua Gestual ou Linguagem Gestual?

 

É muito comum dizer-se Linguagem gestual, em vez de Língua Gestual. Com efeito, nos media é muito frequente vermos “informação em Linguagem gestual”. Isto é um erro. A LGP, como todas as Línguas, tem gramática própria, e um dicionário próprio, que se dá pelo nome de Gestuário, em que os significados aparecem sob a forma de gestos. Pelo facto de ter gramática e dicionário (neste caso um Gestuário), a forma de comunicar dos surdos portugueses chama-se Língua Gestual Portuguesa (LGP), e não linguagem gestual, uma vez que a linguagem não tem regras fixas, nem dicionário. A língua Gestual é uma língua rica e em constante desenvolvimento, que permite aos surdos estarem sempre actualizados, e em pleno contacto com o mundo  que os rodeia. 

 

Surdo ou “Surdo-mudo”?

 

É do senso-comum chamar-se a um surdo de “surdo-mudo”. Isso é um erro. Um surdo fala, mas de uma forma diferente dos ouvintes, porque fala com as mãos e com a expressão facial (para além da leitura dos lábios), que revela logo uma parte substancial do que se pretende comunicar, não sob a forma oral, que os ouvintes estão habituados.

 

O surdo não fala porque não ouve?

 

Costuma-se dizer que o surdo não fala porque não ouve. Na verdade, muitos surdos vocalizam sons, apesar de não os ouvirem. Um surdo com muito treino e uma terapêutica eficaz, pode desenvolver vocalizações. Além disso, as pessoas que nasceram surdas são diferentes das ficaram surdas depois de terem começado a ouvir: para o surdo de nascença, a sua Língua materna é a língua gestual portuguesa, que têm uma gramática própria e aprendem o português (oral) como segunda língua, para além do facto de para uma criança surda ser muito mais fácil aprender primeiro a língua gestual portuguesa; os ouvintes que por alguma razão ficaram surdos têm como língua materna o português oral e podem aprender a língua gestual portuguesa, alem do mais, conseguem falar, porque aprenderam o português oral quando ouviam.

 

A Língua Gestual é universal?

 

Não. A língua é o espelho da sua Cultura, como tal, elas diferem entre si. Como os surdos portugueses têm uma cultura própria, a língua gestual portuguesa é diferente das demais línguas gestuais. Um exemplo. Para nós, portugueses, a palavra passado é descrita com a mão direita (esquerda no caso de um canhoto) a passar por cima do ombro direito (esquerdo no caso de um canhoto) com a palma da mão virada para trás, num movimento da frente para trás, o que significa o que passou fica para trás. Isto parece lógico, pelo menos para nós, portugueses. Mas para um indiano, a palavra passado é feita da mesma maneira que nós portugueses, mas com a diferença de que o movimento da mão é feito de trás, para a frente, exactamente o contrário da LGP, que significa que o passado é o que passou, mas nós conhecemos, e por isso está na nossa frente. O futuro, como ninguém sabe como é, está nas nossas costas, não o vemos.

 

 Apesar de cada língua ser própria de cada cultura, os surdos de diferentes nacionalidades conseguem estabelecer comunicação. Um exemplo: se um ouvinte Português encontrar um ouvinte Alemão e ambos não falarem outra língua que não a sua própria língua materna, dificilmente conseguirão entender-se. Mas se um surdo português encontrar um surdo alemão, a probabilidade de conseguirem comunicar é muito maior, mas este facto não faz com que a língua gestual seja universal.

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por palavrasnosilencio às 16:35

link do post | comentar | favorito

. Eu...

.pesquisar

 

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Tristeza....

. eu sei...

. Medo de te Perder...

. Prémio Solidário....

. Mais uma nomeação!!!

. Vida...

. ....é verdade...é ...é...

. boa semana...

. UM SELO DE AMIZADE...

. Língua Gestual Portuguesa

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds