Quinta-feira, 17 de Maio de 2007

Noticia - A língua Gestual no Ensino Básico

Ol á Pessoal,

Antes de mais gostava de agradecer a todos aqueles que j á visitaram o meu Blog, pois graças a essas pessoas j á tive 750 visitas!!!!

 

Hoje, vim aqui colocar uma noticia que encontrei na Internet, que nos diz que o Nosso Governo, vejam só, O NOSSO GOVERNO, vai introduzir a língua Gestual Portuguesa no Programa Curricular das Escolas.   Só  acredito, vendo!

 

De qualquer forma, a ser verdade, EXCELENTE! Pode ser que eu finalmente arranje trabalho na minha á rea! AI, FICAVA TÃO FELIZ! Mas, sinceramente, parece-me mais uma daquelas promessas para consolar a barriguinha dos Portugueses!

Tenho  fé que um dia as coisas mudem, e que a população em geral possa aprender Língua Gestual logo no inicio da sua vida ( durante a  vida escolar) e que l a para o ano 2050, as pessoas surdas j á não tenham entraves á sua inclusão numa sociedade que se diz desenvolvida mas que na realidade não est á preparada !

Enfim, teria aqui imenso para falar e nem o resto da tarde chegaria para mostrar a minha revolta por este tipo de coisas!  

 

O Governo vai introduzir um programa curricular de língua gestual portuguesa, cobrindo toda a população escolar surda no ensino b á sico e secund á rio, no ano lectivo 2007/08. Além disso, espera que até 2009, um universo de 700 alunos cegos e com baixa visão tenham à sua disposição manuais escolares e outros livros em formato digital.

Estas são duas medidas integradas no Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiência ou Incapacidade, ontem apresentado pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. Tal como o DN ontem adiantou, residência, educação e emprego dos deficientes são á reas privilegiadas de intervenção.

Concebido pela equipa da Secretaria de Estado para a Reabilitação, que ouviu não só os deficientes e as suas famílias, como ONG, académicos e autarcas, "este plano é um marco nas políticas sociais", considerou a secret á ria de Estado Id á lia Moniz. E enfatizou o facto de se tratar de uma acção transversal (envolvendo as equipas do Emprego, Saúde e Educação) e de ser um plano de cariz social. "Queremos agir sobre o meio e não sobre as pessoas com deficiência", disse.

Entre as 15 medidas centrais ontem apresentadas pela secret á ria de Estado destacam-se a criação, em todo o País, de 20 unidades residenciais, ou seja, apartamentos de residência autónoma que vão acolher no m á ximo cinco pessoas cada.

Além disso, até 2009, o Governo espera criar 550 novos lugares em residenciais para jovens e adultos com deficiências e dependentes - o que representa um aumento até 15 por cento da capacidade de acolhimento. Isto apesar de a ideia subjacente a este plano ser "a promoção da integração e da desinstitucionalização do deficiente", afirmou Id á lia Moniz.

O Governo quer promover em dois anos a reabilitação profissional de 800 trabalhadores que devido a acidentes de trabalho ficaram com uma deficiência e não estão no activo. E destacam-se ainda os protocolos com 20 empresas-chave " para receberem 400 estagi á rios, "com uma meta de 50% de inserção no mercado de trabalho".

A sensibilização, as ajudas técnicas (apoios para aquisição de equipamentos), a intervenção precoce (dos zero aos três anos) e a criação da figura do Técnico de Referência (a pessoa que faz a ligação entre a família e o seu centro de Segurança Social) são outras medidas que visam, antes de mais, a promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência e a sua integração social. O plano est á em discussão pública nos próximos dois meses e começar á a ser aplicado no final do primeiro semestre deste ano.

                                                    

                                                                                    in Di á rio de Noticias

sinto-me: com esperança
publicado por palavrasnosilencio às 16:11

link do post | comentar | favorito

. Eu...

.pesquisar

 

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Tristeza....

. eu sei...

. Medo de te Perder...

. Prémio Solidário....

. Mais uma nomeação!!!

. Vida...

. ....é verdade...é ...é...

. boa semana...

. UM SELO DE AMIZADE...

. Língua Gestual Portuguesa

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds