Quarta-feira, 26 de Setembro de 2007

Escolas sem Interpretes de Língua Gestual

    Ainda não há resultados do concurso para apoio especializado a alunos
O Ministério da Educação está a preparar um novo programa de língua gestual portuguesa como língua materna, no âmbito de um decreto-lei que vai ainda determinar que os professores deverão ser, preferencialmente, surdos. Uma iniciativa que é pretendida há muito pelas associações da comunidade portuguesa e que decorre numa altura em que o novo ano lectivo se inicia com falhas no que diz respeito ao acompanhamento dos alunos surdos. As aulas já começaram, mas os intérpretes ainda não chegaram às escolas.

De acordo com Arlindo Ilídio Oliveira, presidente da Federação Portuguesa de Associações de Surdos, "ainda não saíram os resultados dos concursos para intérpretes e formadores e, portanto, estes já vão chegar atrasados para apoiar os alunos". Assim, adianta ainda o responsável da FPAS - que organiza até amanhã a Conferência Internacional sobre Língua Gestual no Ensino, a decorrer no Porto - "o ano lectivo já começou, mas falta-nos informação para saber como vai correr".

É que este ano está em curso uma estratégia de concentração de alunos com necessidades educativas especiais e de professores especializados em agrupamentos de referência. A FPAS manifesta reservas sobre esta medida, mas por enquanto, diz, "vai acompanhar a situação". Margarida Moreira, directora regional de Educação do Norte, explica que "este é um ano de transição" e que continuam a ser estudadas as actuais opções de concentração, também em termos de localização das unidades de referência, para ver se são "as mais adequadas". Mas a ideia, explica, é "mudar o paradigma e deixar de ter professores especializados sozinhos em escolas, porque o isolamento não gera crescimento".

Entretanto, a comunidade de surdos portuguesa aguarda as iniciativas ministeriais nesta matéria, porque, até agora, diz Arlindo Ilídio Oliveira, "apesar de se estar no bom caminho, ainda não há acções concretas". A deputada Maria José Gamboa - da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, que está actualmente a elaborar um relatório sobre o tema - assinala os últimos avanços, nomeadamente a preparação do decreto-lei que estabelece a importância da "educação em ambiente bilingue", assim como a defesa dos surdos como professores de língua gestual portuguesa. Este ano, afirmou ainda a deputada, foram colocados nas escolas 263 técnicos de apoio especializado, contra os 153 de 2006/07. Mas, reconhece, "muito está ainda por fazer em Portugal".

                                                                                             Elsa Costa e Silva

                                                                         Diário de Noticias, edição de 23/09/2007

 

Estive presente nesta Conferência Internacional sobre a "Língua Gestual no Ensino" e, lamantavelmente a Sra. Ministra da Educação que era suposto estar presente, por razões pessoais não pode estar no entanto, fez-se representar pela Directora da DREN que pelo seu discurso está ainda fora da realidade e pintou a coisa muito bonita, pois é esta senhora possivelmente não deve saber o que é concorrer todos os anos e nunca conseguir colocação, possivelmente nunca esteve desempregada, secalhar graças ao factor "C", nunca vamos saber!

Mas, uma das frases citadas foi: " O Curriculum da Língua Gestual Portuguesa, está pronto!"

Eu pergunto, Onde? Onde está para todos termos acesso a ele, para todos podermos consultar? Mas, polo menos sabemos que está pronto! Que alivio!

Desculpem lá, isto é tudo uma palhaçada!

Supostamente, o Sr. ministro do Ensino Superior, tambem estaria convidado mas, por razões pessoais ou protocolares..... também não pode estar presente!!!!

Não sei porque mas, quando lhes cheira a barraca.... fogem sempre!!!

Vamos ter esperança, sim porque para essa precisamos de ter mesmo!

No entanto devo dizer que gostei muito da conferência, apesar de a treta ser sempre a mesma, sempre as mesmas pessoas a traduzir para Lingua Gestual e para Lingua Oral , sempre os mesmos convidados.... mas será este mundo assim tão pequeno?

Não compreendo!

Desculpem lá o desabafo!

sinto-me:
tags:
publicado por palavrasnosilencio às 09:20

link do post | comentar | favorito

. Eu...

.pesquisar

 

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Tristeza....

. eu sei...

. Medo de te Perder...

. Prémio Solidário....

. Mais uma nomeação!!!

. Vida...

. ....é verdade...é ...é...

. boa semana...

. UM SELO DE AMIZADE...

. Língua Gestual Portuguesa

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds