Segunda-feira, 23 de Julho de 2007

"V Simpósio sobre Reabilitação da Criança Surda" 20-07-2007

Estudo demonstra que alunos surdos se desenvolvem melhor em escolas especiais

As crianças surdas que frequentam a escola normal estão em desvantagem relativamente às que estudam em escolas especiais, conclui um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) hoje divulgado.

O estudo abrangeu dois grupos de crianças surdas, com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos, um integrado no ensino normal e o segundo com frequência no ensino bilingue (que aprende a língua gestual a par da língua portuguesa escrita).



A coordenadora do estudo, a psicóloga e investigadora da FMUP Ivone Duarte, referiu que "os resultados demonstraram que as crianças surdas que frequentam as escolas normais apresentam piores resultados ao nível da comunicação, integração social e capacidade associativa e cognitiva, quando comparadas com as integradas no ensino bilingue".

A investigadora concluiu que a falta de uma língua impede estas crianças de compreenderem o que as rodeia, de comunicarem eficazmente e de socializar, o que compromete o seu desenvolvimento e as pode deixar frustradas e ansiosas. Em contrapartida, as crianças inseridas em escolas bilingues, e que dominam a língua gestual, vivem mais calmas e mais seguras, estão mais aptas a explorar o meio e a estabelecer relações com os outros e, por isso, desenvolvem-se mais eficientemente.

O estudo conclui que
"os resultados positivos obtidos pelas crianças com acesso ao ensino bilingue são ainda mais evidentes nas que iniciaram a aprendizagem da língua gestual com três anos ou menos, o que sublinha a necessidade de que a aprendizagem desta língua ocorra o mais prematuramente possível".

"Isso exige a implementação do rastreio de surdez neonatal em todos os hospitais e maternidades, o que permitirá identificar e encaminhar devidamente os bebés com deficiência auditiva", defendeu a investigadora. O sistema educativo português integra as crianças surdas nas escolas convencionais, apesar destas não responderem às necessidades comunicativas dos alunos surdos.

Ivone Duarte propõe que se criem escolas próprias, que integrem surdos e ouvintes, mas que possuam ensino bilingue. "As crianças surdas não têm qualquer necessidade de currículos alternativos ou adaptados, bastando-lhes o acesso a uma língua que lhes permita apreender o mundo e desenvolverem-se plenamente", afirmou.

No âmbito das investigações levadas a cabo pela FMUP relativamente à problemática da surdez, o Serviço de Bioética da Faculdade organiza amanhã o "V Simpósio sobre Reabilitação da Criança Surda".

 

                                                                                           Ciência Hoje

sinto-me:
publicado por palavrasnosilencio às 10:18

link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Memorex a 23 de Julho de 2007 às 11:34
E acreditas nisso?

Eu nunca estive numa escola especial para surdos, somente integrada em escolas de ensino regular, em consonância de colegas ouvintes.

Actualmente estou a cursar na universidade... o estudo a respeito do sistema educativo não está muito defundido.

Um beijo!
De palavrasnosilencio a 23 de Julho de 2007 às 11:55
Olá bom dia Memorex!
Obrigada pelo teu comentário!
Estes últimos Posts são duas noticias que retirei de dois locais diferentes como deves ter percebido.
Esta foi a conclusão tirada do "V Simpósio sobre a Reabilitação da Criança Surda" que decorreu na aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e no qual eu também estive presente!
Esta foi a conclusão do estudo! N~so Quer dizer que eu concorde!`
Na minha forma de pensar, os surdos deveriam estar integrados no ensino regular, em turmas de ouvintes, devidamente apoiados por interpretes de Língua Gestual Portuguesa!
Alias, penso que assim seria o mais correcto mas... a minha opinião não conta muito como deves calcular!
Vamos continuar a batalhar para que num futuro próximo as crianças e jovens surdos tenham direito á escola e á educação como qualquer outra criança ouvinte.
Acho o ministério da Educação ainda está muito pouco sensibilizado para esta questão, não te parece?
Igualdade de Oportunidades para todos......ou só para alguns????
Vamos ter fé num futuro com mais inclusão e integração!

Muito beijinhos e volta sempre!

Comentar post

. Eu...

.pesquisar

 

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Tristeza....

. eu sei...

. Medo de te Perder...

. Prémio Solidário....

. Mais uma nomeação!!!

. Vida...

. ....é verdade...é ...é...

. boa semana...

. UM SELO DE AMIZADE...

. Língua Gestual Portuguesa

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds