Segunda-feira, 16 de Julho de 2007

Deficiente auditivo procura um emprego há nove anos....

É depois de tomar conhecimento deste tipo de coisas que me sinto indignada!

O Marcos só procura uma oportunidade de trabalho e nada mais que isso .... quer trabalhar e não se limita a baixar os braços, é uma pessoa normal e tem direito a ter um trabalho e de sentir útil a esta sociedade que se diz preparada para a igualdade de oportunidades mas que na realidade ainda tem muito caminho a percorrer!

Porque será que não dão uma oportunidade ao Marco?

Será Falta de Emprego?

Será Descriminação ?

Deixo esta pergunta no ar, com o desejo que o Marco encontre um trabalho o mais rápido possivel!

Até Sempre.... 

"Marcos André tem 31 anos e muitos de luta contra a discriminação que diz sentir todos os dias. Marcos possui uma deficiência auditiva, de 62%, mas a utilização de um aparelho permite-lhe fazer uma vida normal. Não fosse a dificuldade em arranjar um emprego. O jovem, residente em Vieira de Leiria, Marinha Grande, está inscrito no centro de emprego há nove anos. Durante este período, apenas conseguiu trabalhos temporários, que não lhe permitem ter qualquer estabilidade.

"Preciso de trabalhar para viver. Sou como os outros. Só não posso atender telefones, de resto, posso fazer tudo", afirma, nitidamente magoado. "Têm sido muitas portas a fechar-se. Demasiadas", solta, antes de enumerar a lista de cursos que frequentou. Marcos concluiu o curso profissional de higiene e segurança no trabalho, equivalente ao 12º ano, assim como vários de formação nas áreas do ambiente e informática. "Terei qualificações a mais?", questiona.

Diversos foram os concursos a que se candidatou. Sujeitou-se às provas, elaborou os testes e, no final, os resultados foram sempre negativos. "Só posso concluir que estou a ser discriminado", afirma, lamentando que não lhe seja dada uma "oportunidade" para poder mostrar que é um "trabalhador como qualquer outro". Por não possuir autonomia financeira, Marcos André reside ainda com a mãe.

No centro de emprego da Marinha Grande, é confirmada a sua última inscrição, que data de 17 de Janeiro último. A candidatura havia sido suspensa, depois do jovem ter trabalhado nos últimos meses do ano. Mais uma vez, tratou-se de um contrato temporário e a procura de emprego foi activada. Desde 1998 que as candidaturas se sucedem, primeiro em Leiria e mais recentemente na Marinha Grande. O director deste centro, Álvaro Cardoso, admite a "falta de sorte" deste candidato, mas lembra que, após o curso de técnico de higiene e segurança no trabalho, "deveria ter tratado do certificado de aptidão profissional, que ainda não consta do seu processo".

Numa tentativa de encontrar uma solução para Marcos, explica o responsável, a actual candidatura abrange várias áreas, desde escriturário, a caixeiro, passando por fiel de armazém e pelos serviços de expediente. "Vamos ver se nos próximos meses, esta inscrição é encaixada num emprego estável e duradouro", aguarda Álvaro Cardoso."
     

                                                                                          Helena Simão

                                                                              JN edição de 16-07-2007


sinto-me: indignada
publicado por palavrasnosilencio às 16:55

link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


. Eu...

.pesquisar

 

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Tristeza....

. eu sei...

. Medo de te Perder...

. Prémio Solidário....

. Mais uma nomeação!!!

. Vida...

. ....é verdade...é ...é...

. boa semana...

. UM SELO DE AMIZADE...

. Língua Gestual Portuguesa

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

.tags

. todas as tags

.links

.visitantes on line

online

.horas

..

.visitas

blogs SAPO

.subscrever feeds