Segunda-feira, 23 de Julho de 2007

Detecção precoce da surdez

Teste neonatal poderá abrir caminho a uma recuperação mais fácil e efectiva



A realização de um teste para detectar a surdez profunda nos recém-nascidos pode ser a solução para a sua recuperação mais fácil e efectiva. Um estudo apresentado por Rui Nunes, ex-responsável pela ERS, refere que aquele teste poderia também poupar muitos recursos.
Rui Nunes, antigo responsável pela Entidade Reguladora da Saúde, preconiza a realização de um teste auditivo neonatal universal para detectar bebés com surdez profunda. “Se o teste for feito, como se faz com o teste do pezinho, o diagnóstico precoce permitirá uma recuperação muito mais fácil e efectiva”, disse Rui Nunes à margem da apresentação, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, de um estudo sobre a reabilitação da criança surda. “O processo não é dispendioso e permitirá ao Estado poupar os tratamentos onerosos e menos eficazes inerentes à detecção tardia da surdez profunda infantil, garantindo uma melhor inserção social das crianças”, sustentou.
Um estudo efectuado pela FMUP, através do seu serviço de Bioética, dirigido por Rui Nunes, com o apoio do Serviço Nacional de Reabilitação, concluiu que as crianças surdas que frequentam a escola normal estão em desvantagem face às que estudam em escolas especiais. “Esta conclusão aponta para a necessidade de uma revisão da política do Ministério da Saúde quanto aos exames neonatais e a urgência de apostar no ensino especial, mais eficaz no desenvolvimento daquelas crianças surdas, que nos últimos anos tem estado em declínio”, disse. O estudo abrangeu dois grupos de crianças surdas com idades entre seis e 12 anos, um no ensino normal e outro no ensino especial (língua gestual e língua portuguesa escrita).
Os resultados demonstraram que as crianças que frequentam as escolas normais apresentam piores resultados em termos de comunicação, integração social e capacidade associativa e cognitiva. Concluiu-se também que a falta de uma língua impede aquelas crianças de compreender o que as rodeia, comunicar eficazmente e socializar, comprometendo o seu desenvolvimento e potenciando a frustração e a ansiedade. Em contrapartida, à luz dos dados agora divulgados, crianças que são inseridas em escolas bilingues e dominam a língua gestual vivem mais calmas e mais seguras, estão mais aptas a explorar o meio e a estabelecer relações com os outros, desenvolvendo-se por isso mais eficientemente.
De acordo com Rui Nunes, os resultados obtidos pelas crianças do ensino bilingue são ainda mais evidentes naquelas que iniciaram a aprendizagem da língua gestual com três anos de idade ou menos, o que sublinha a necessidade de a aquele tipo de aprendizagem ocorrer o mais prematuramente possível. O sistema educativo nacional integra as crianças surdas nas escolas convencionais, apesar de elas não responderem às necessidades comunicativas dos alunos surdos. Rui Nunes propõe a criação de escolas próprias, que integrem surdos e ouvintes, mas que possuam ensino bilingue, que garantem resultados muito melhores para o desenvolvimento de crianças com surdez.

---------------------------

Surdez à nascença
Factores genéticos
A surdez profunda atinge um em cada mil nascituros, devido a factores genéticos e à prematuridade. Em Portugal há 35 mil surdos profundos no seio de 135 mil afectados por deficiências auditivas. “São pessoas sem capacidade de reivindicação. Cabe-nos a nós intervir junto das autoridades”, disse Rui Nunes.

                                                                          Jornal  O Primeiro de Janeiro

                                                                                       23/07/2007

                                                                                                 

sinto-me:
publicado por palavrasnosilencio às 10:34

link do post | comentar | favorito
|

. Eu...

.pesquisar

 

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Tristeza....

. eu sei...

. Medo de te Perder...

. Prémio Solidário....

. Mais uma nomeação!!!

. Vida...

. ....é verdade...é ...é...

. boa semana...

. UM SELO DE AMIZADE...

. Língua Gestual Portuguesa

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

.tags

. todas as tags

.links

.visitantes on line

online

.horas

..

.visitas

blogs SAPO

.subscrever feeds